IMAGENS FORTES: CACIQUE É ATACADO POR ONÇA EM ÁREA DE MATA NO AMAZONAS

Um cacique de 43 anos foi atacado por uma onça no último domingo (17) em uma região de mata próxima à Aldeia Aldeinha, no Rio Tumiã, município de Lábrea, no sul do Amazonas. O resgate aéreo foi registrado pela equipe médica que acompanhou a operação.

De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o líder indígena sofreu ferimentos na cabeça, mas permaneceu consciente durante todo o atendimento. Ele está internado em estado estável no Hospital Regional de Lábrea.

Foto: Divulgação

O ataque aconteceu por volta de 12h30. Após ser socorrido por moradores, o cacique foi transportado de barco até encontrar a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), que realizou os primeiros procedimentos, incluindo contenção do sangramento, administração de soro e medicamentos. O paciente apresentava pressão alta e falta de ar.

Às 15h, chegou à Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) do Polo Tumiã, onde permaneceu sob monitoramento até ser removido de helicóptero pouco antes das 16h, com acompanhamento de duas médicas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Médio Rio Purus).

O indígena recebeu atendimento imediato ao chegar a Lábrea e segue em recuperação, acompanhado pela Sesai e pela Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai).

 

 

*FONTE: PORTAL TUCUMÃ

Leia também

Leave a Comment